quarta-feira, 19 de maio de 2010

AUTONOMIA DO COMPUTADOR?


Nicolas Negroponte em Vida Digital(1995) fala da necessidade que se faz cada vez mais em atribuir autonomia ao computador, justificando que é enfadonho ter que usar teclas, digitar, usar mouses, ou seja a ação do usuário deveria ser delegada ao computador de uma maneira que este pudesse reconhecer seu "dono" assim que estivesse cara -a-cara, que pudesse compreender suas multiplas expressoes faciais , que pudesse compreender a fala sem que fosse preciso soletrar como se falasse para um turista estrangeiro..que percebe a sua presença ao entrar no quarto por exemplo, que ouvisse suas palavras, enfim que houvesse uma interação humano-maquina pela interatividade em que a voz, as expressoes do corpo humano , o todo deste corpo entrasse em contato com a maquina e a partir dai se formar uma relação similar humano-humano, em que a máquina possui inteligência para reconhecer a expressão humana, como um cão reconhece seu dono.
"o desafio para a proxima década não é apenas oferecer as pessoas telas maiores, melhor qualidade de som e um painel gráfico de comando mais facil de usar. É fazer computadores que conheçam o usuário, aprendam quais são suas necessidades e entendam linguagens verbais e não verbais. Um computador deveria saberdistinguir "kissinger" de "kissing her"não por ser capaz de indentificar a pequena diferença acústica, mas por compreender o sentido. Isso seria uma interface bem projetada. "(pg 92)

Até onde eu li, o autor não fala sobre conceito de interatidade e interação, parecendo que tudo está no mesmo 'saco" mas ele aponta sobre a facilidade de uso para haver a troca de informações, as conversas entre pessoas e máquinas , entre pessoas e entre máquinas. A utilidade das máquinas deve ter " o reconhecimento e a compreensão do diálogo num ambiente altamente interativo e personalizado"(pg134)

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. SP: Companhias das Letras, 1995.
imagem juniorthehacker.blogspot.com/2010

tomo a liberdade de colar aqui os questionamentos postos no f[orum pela professora Giliane Bernardi para que possamos abranger mais algumas questoes no ambito da disciplina Interacao mediada pelo Computador.

até onde a máquina pode "interagir"? Até onde nós podemos chegar desenvolvendo softwares que maximizem essa sensação de interação da máquina com o homem? Questões como Computação Afetiva, Inteligência Artificial, Agentes Pedagógicos, Tutores Inteligentes de Software... Estamos conseguindo fazer a máquina "interagir"?



postado por Elenise Xisto

Um comentário:

  1. São questões muito pertinentes... acredito que a máquina não interage, somos nós que a comandamos, ou seja, nós que interagimos a partir de n possibilidades de interação a partir da máquina.
    Assim, mesmo que possamos acreditar que os papéis estão mudando, ainda acredito que o computador é um meio,uma ferramenta que nos aproxima do mundo, nos mostrando possibilidades de interação a partir de recursos, como, um exemplo, os blogs. No qual PESSOAS conversam, a partir do computador, mas quem troca ideias, com interage são as pessoas. E assim pretendo que continue sendo, os computadores não irão nos dominar, pois somos nós que os fazemos e os programamos para atender as nossas necessidades.

    ResponderExcluir