terça-feira, 25 de maio de 2010

A VOLTA DO VELHO PROFESSOR

A VOLTA DO VELHO PROFESSOR
Em pleno século XX, um grande professor do século passado voltou à Terra e, chegando à sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas altíssimas, as ruas pretas, passando umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em alta velocidade; o povo falava muitas palavras que o professor não conhecia (poluição, avião, rádio, metrô, televisão...); os cabelos de umas pessoas pareciam com os do tempo das cavernas... e as roupas deixavam o professor ruborizado.
Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou susto com o padre, que não mais rezava em latim, com o órgão mudo e com um grupo de cabeludos tocando uma música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniam durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola — e, finalmente, sentiu um grande alívio, reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado: as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando... e os alunos escutando, escutando, escutando...



Achei esta história interessante para refletirmos sobre o papel da escola e as mudanças na sociedade.
CARINE VIRAGO

7 comentários:

  1. Acredito sim que a escola deve acompanhar as várias mudanças na sociedade, mas também penso que nem todas essas mudanças são boas... Às vezes, parece que a escola está meio perdida, sem rumo certo, sem foco...

    ResponderExcluir
  2. concordo com a colega Letícia , quando diz que nem sempre as mudanças são positivas na sociedade para que a escola acompanhe-as...mas eis que está! compreendo a Escola,(no sentido amplo-espaço fisico, espaço administrativo, espaço de aprendizagem...) como o lugar, cuja consciência coletiva permita uma "filtragem" diante de tantas informações! é com seu olhar crítico às mudanças ocorridas no seu contexto que poderá questionar, selecionar, comparar, criar um "mapa conceitual" e apresentar dialogicamente aos demais membros participantes do espaço-escola: os educandos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa história e, ao mesmo tempo, apavorante! As tecnologias, como recursos midiáticos existem e estão cada vez mais em nossas casas, nas escolas também, mas enquanto não houver uma inovação de pensamento e de atitudes nas escolas, infelizmente, o velho modelo tradicionalista continuará perpetuando...
    Não é simplesmente inserir esses recursos e mudar o diálogo dizendo que são "modernos", não! É preciso conhecer os recursos, estudá-los para ver suas reais funções dentro do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  4. As mudanças que ocorrem na sociedade acabam de alguma forma se refletindo na escola. Algumas são mais fortes outras menos. Acredito que a cada dia, as escolas estejam tentando buscar formas de se adequar as modificações tecnológicas. Como escreveu a colega Letícia Oliveira, nem todas as mudanças são positivas, mas muitas delas só com tempo se percebe que não são boas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que essa história reflete as "não mudanças" da escola em relação a toda essa inovação tecnológica dos dias atuais. A mim a mensagem que fica é que parece que a escola está como no século passado...
    Mas, felizmente a passos lentos as escolas estão mudando..

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Elenise e Leticia.....nem todas as mudanças sao tao boas assim...no caso da missa e do padre foi uma ótima mudança....imagina a missa em latim que significado teria?? nenhum, claro!! e nesse sentido a escola....as vezes tantas mudanças de paradgmas que não levam a lugar nenhum, mudança de foco, deixando de lado o processo de aprendizagem que deve ser regado de significado e não de algumas "frescuras", que muitas vezes invantamos para dizer: a sou construtivista e tal...bom desculpa o desabafo, mas é que vivencio isso todos os dias e percebo essas mudanças e qut significam.

    ResponderExcluir