segunda-feira, 17 de maio de 2010

Colaboração,Cooperação e Aprendizagem

Comunidade virtual permite uma interação entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio ou trabalhar conjuntamente em um determinado objetivo. Sendo que esta comunidade poderá incorporar elementos de todas as áreas e locais, admitindo uma correta orientação, compreendedo que resultados mais aprofundados poderão ser obtidos. Segundo Rheingold (1996:p, 20), um dos primeiros autores a efetivamente utilizar o termo "comunidade virtual” define-a como:
"As comunidades virtuais são agregados sociais que surgem da Rede [Internet], quando uma quantidade suficiente de gente leva adiante essas discussões públicas durante um tempo suficiente, com suficientes sentimento humanos, para formar redes de relações pessoais no espaço cibernético [ciberespaço]." [3]
O conhecimento pode ser encarado como o principal ativo que um indivíduo possui. Com o aparecimento de comunidades a explorarem e trocarem os seus conhecimentos mais facilmente qualquer indivíduo poderá aprender novas temáticas.
Claro que através de instituições de ensino esta característica é largamente oferecida. No entanto é de extrema importância o diálogo entre os intervenientes de forma a compreender os diversos pontos de vista permitindo assim aprofundar e preparar todas as vertentes das matérias em análise.
Através das comunidades virtuais, e tendo em conta a riqueza de análise de cada cultura, mais facilmente quem investiga poderá receber ensinamentos não influenciados pelo local onde faz o seu estudo assim como diferentes forma de analisar a questão.
Uma outra questão que julgamos ser importante no dia-a-dia passa pela constante contribuição em todos as decisões que tomamos. Em qualquer assunto onde tenhamos uma dúvida facilmente obtemos respostas. Note-se que estas respostas não serão influenciadas concedendo uma maior capacidade de sustentação das decisões tomadas.
Postado por Daiani

2 comentários:

  1. Acredito que as comunidades virtuais são ferramentas que proporcionam a interação entre diversas comunidades proporcionando assim uma troca de cultura e conhecimentos, bem como através de diálogos e discuções é possível a construção do aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. quando fala-se em comunidades virtuais, logo me vem á memória as comunidades da rede de relacionamentos Orkut. Deve estar no patamar de milhões de comunidades do mundo inteiro no qual tem os mais variados assuntos para ser discutido nesse espaço virtual. Existe um fascinio para adentrar esses espaços,o que não acontece no mundo real de forma tão intensa! organizar um comunidade de 200.000 seguidores em que todos interagem em conversas reciprocas parece algo bem complicado, ainda mais com pessoas de lugares geograficos distantes...
    isso demanda tempo e dinheiro!

    Por trás de todas as conversas paralelas e cruzadas de assuntos banais a científicos,as comunidades virtuais facilitam e demostram a necessidade do ser humano de socializar , de entrar em contato com outro , de mostrar-se como ser existente e pensante. E é em espaços COMUNITÁRIOS que se oportuniza ao ser humano crescer como ser social que pensa,olha, analisa, colabora, age, critica, propoe, estuda,acrescenta ...

    Elenise Xisto

    ResponderExcluir