quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mafalda e a interação


Temos discutido muito o processo de interação. Que tal refletirmos um pouco sobre a falta dela e suas consequências no processo educativo?

Essa tira da Mafalda ilustra bem o que acontece quando, enquanto educadores, agimos de forma transmissionista, impedindo nosso aluno de fazer descobertas, interagir e construir o conhecimento.
Adoro a Mafalda...


Carine Virago

4 comentários:

  1. A descoberta, para a criança, em especial, é muito importante, não contar o final do "produto", mas ir refletindo sobre o processo, analisando as ações e consequents descobertas. É assim que conseguimos deixar nossos alunos crescerem... Proporcionar que eles pesquisem que eles também contribuam para as aulas, levando assuntos pesquisados para debate, enfim... o professor não deve mais ser aquele que transmite conhecimento, mas sim, aquele que dialoga, que media uma nova aprendizagem, deixando o aluno por si só descobrir algumas respostas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo colegas...mas acredito também que a curiosidade o desafio para os alunos é essencial para o processo da aprendizagem, e esse foi um claro exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Aparentemente ingênua a historinha, mas que em um segundo momento remete a uma reflexão sobre o complexo contexto a que estão submetidos educandos e educadores..
    Também gosto da Mafalda!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a historinha. Realmente colega, às vezes parece que 'podamos', ainda que sem querer, as construções próprias das crianças...

    ResponderExcluir