quinta-feira, 6 de maio de 2010

Espaço para discussão!!!!

A partir do livro de Alex Primo e da outras leituras baseadas em seu texto, a professora da disciplina propôs as seguintes questões para debate...
 Quais são as interações que podem contribuir de forma positiva e negativa na sala de aula? 



A interação mediada por computador pode potencializar o diálogo entre estudantes e professores?

Vamos utilizar este espaço para comentarmos sobre o assunto e discutirmos se realmente a interação mediada por computador, pode dar certo no contexto escolar...

4 comentários:

  1. Trago minha resposta para este espaço, no qual possamos trocar ideias com os demais colegas... Não deixem de participar!!!
    (...)

    Acredito qe a interação mediada por computador pode potencializar o diálogo entre estudantes e professores. As tecnologias existem, cada vez estão mais presentes em nosso dia-a-dia, nossos alunos estão acostumados com elas, e não podemos negá-las. Muito professores têm receio ao novo, porém, não podemos parar no tempo, precisamos sim, conhecer esses recursos e ver de que forma inseri-los e sala de aula, para contribuir para a aula e não apenas colocar por colocar e dizer que usa tecnologias, sem objetivos. A partir desses recursos, incluindo o computador, o professor, se planejar bem a aula, pode proporcionar aos alunos um conhecimento de forma diferenciada, no qual eles serão atraídos para a aula, construindo ações que envolvam mais os alunos, seja através de pesquisas, trocas de aprendizados, o professor não leva tudo pronto, mas constrói com os alunos, assim, o computador, com toda certeza, será uma ferramenta de interação entre os alunos e professores, e o professor, será o mediador do conhecimento entre o computador e o aluno, onde ocorrerá a interação.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que faz-se necessário observar se antes de ser mediado pelo computador, o diálogo real, ou seja, a comunicação pessoal entre professor e aluno realmente existe. Alex primo enfatiza em seu artigo Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador (2005), que só pode existir interação se estabelecer-se um diálogo entre as partes envolvidas e esta comunicação estabelecida precisa ocorrer com qualidade. Entende-se, a partir da colocação de Primo, que qualidade na comunicação pressupõe entendimento, compreensão, estabelecimento de uma idéia clara do assunto que está sendo tratado, onde os indivíduos envolvidos discutem e rediscutem, na troca de informações e construção do saber.
    Sou professora da rede pública estadual há quase dez anos e conheço bem a realidade escolar. Percebo que existe um vazio dialógico entre professores e alunos, uma falta de entendimento, de compreensão entre as partes envolvidas. Em Paulo Freire, “educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a força do testemunho". É um "ato comunicante, co-participado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada".”( FREIRE,1997). Entendo que co-participação e interação, assumem aqui a posição de sinônimos, pois se a interação só se estabelece realmente no diálogo; e um diálogo eficiente exige a troca de saberes: isso é co-participação.
    O computador, o uso da internet, os sites de relacionamento, os blogs, são elementos que fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e precisam fazer parte do cotidiano dos professores, como ferramenta necessária a estabelecer o estreitamento de laços entre educando e educador. Desde que utilizado de forma correta, com uma linguagem clara e adequada, proporcionando atividades de descoberta e construção do saber.

    ResponderExcluir
  3. completando o quê as colegas postaram,sobre
    A interação mediada por computador pode potencializar o diálogo entre estudantes e professores?
    com certeza, desde que o professor tenha conciência da potencialidade dessa ferramenta não só para o uso em sala de aula como também como meio para si próprio construir o conhecimento, seu aprendizado pelo e com o outro nas redes sociais da cibercultura.
    o bacana do uso do computador para a aprendizagem é que transcende a sala de aula! é poder o estudante se sentir a vontade de contribuir com a aula atráves de outros espaços( fisicos e virtuais), é dar essa liberdade de ir e vir na busca de respostas pelas suas dúvidas...
    Além disso, aquela aula planejada pelo professor, para durar um ou dois dias , se amplia e se "eterniza" a partir de sua exposição na rede da internet.
    Já estou vendo o blog como um meio para isso acontecer.
    Elenise Xisto

    ResponderExcluir
  4. Compartilho da idéia de que a interação mediada por computador tráz grande significado ao aprendizado dos alunos ao mesmo tempo que para os professores, pois esta ferramenta possibilita um olhar diferenciado sobre o aprender, sendo que através das trocas de saberes resulta o novo, algo que aprofunda ou desvenda novidades sobre algum tema em estudo. Hoje posso afirmar que sou um exemplo do resultado positivo desta interação, pois através do uso das tecnologias, adquiri conhecimentos que até então ignorava, não só a partir do acesso ao material disponível em cada disciplina, mas principalmente por meio da troca de informações com os colegas e tutoras, trocas estas que puderam orientar e fazer com que eu tentasse mais e mais para finalmente adquirir o aprendizado esperado. Portanto a interação mediada por computador funciona sim, desde que haja troca de saberes por meio de diálogo, interesse, cooperação, comprometimento e responsabilidade por parte dos envolvidos.

    ResponderExcluir