quinta-feira, 6 de maio de 2010

INTERAÇÃO???? O que significa???

Interação digital???
E a interação humana? Será que esquecemos dela??? Onde fica o contato pessoal? O toque? Sentimos falta?


Conforme a pesquisa realizada, não é fácil compreender o que significa o termo interação. Muitos meios utilizam o termo para designar coisas distintas, então, conforme Primo (1995), a interação é uma “ação entre”, no qual o foco se volta para a relação estabelecida entre os interagentes (que emana a própria ideia de interação), e não nas partes que compõe o sistema global. Porém, pesquisei a terminologia em um dicionário de psicologia (CALDERELLI, s/ano, p.401), que aborda a interação como “ação recíproca entre dois ou mais corpos, de tal maneira que a atividade de um está parcialmente determinada pela atividade do outro”, ora, esse conceito remete-se à Metáfora da Bola de Bilhar, no qual “dois indivíduos isolados decidem estabelecer uma relação ou um decide e o outro aceita. Ato voluntário, fruto de uma discussão pontual que se completa em sua própria realização”, ou seja, a interatividade se dá através do esquema EMISSOR – CANAL – RECEPTOR (SFEZ, 1992).

E para você??? O que compreender por este termo?

2 comentários:

  1. (meu teclado esta com problema, por isso a escrita nao saira correta...)

    interacao ao meu ver de forma resumida e breve [e?
    ir ao encontro do outro em um percurso dinamico em que sua acao de ir foi motivada pela necessidade intrinseca do ser humano, a de se expor para conhecer, de criar a instabilidade na estabilidade inertica... conhecer o outro [e transformar os espacos ocos da nosso viver em espacos ricos de conhecimento e sensibilidade para compreender a nos mesmos e aqueles que nos veem e nos tocam na sua forma mais ampla.

    para que a interacao exista, [e preciso meios que tornem possiveis esses contatos , meios instrumentais que diminuam as distancias fisicas, culturais, espaciais, geograficas,politicas, sociais.. esses meios devem ser facilitadores da comunicacao tornando -a agradavel em seu processo de ir e vir , de cruzar fronteiras... assim , temos mecanismos criados pelo ser humano atribuido de acessorios, alternativas que incitam a interatividade com a maquina. Entendo que a interatividade [e o MECANISMO facilitador para as pessoas interagirem da forma ampla citada por Alex Primo.

    postado por Elenise Xisto

    ResponderExcluir
  2. Realmente, existem diferentes usos para a palavra interação, mas conforme leituras disponíveis na disciplina, compreendo que interação é quando a troca de informações atinge o outro de forma positiva, elevando seu conhecimento e/ou criando novas perspectivas de aprendizagem, não quando há acúmulo de dados sem significação alguma para ambas as partes. Quanto a interação humana, percebo sua existência no momento que compartilhamos sentimentos, seja de aflição, generosidade, dúvidas, descobertas ou cooperação e esse momento acontece quando os sujeitos se disponibilizam para algum objetivo comum resultando na troca de saberes ao entrarem em contato por meio de um computador, e um exemplo são os fóruns de dúvida, ou troca de mensagens entre os alunos/educadores/tutores.

    ResponderExcluir