quinta-feira, 13 de maio de 2010

Comunicação virtual

Após assistir à apresentação em vídeo de Alex Primo, conclui-se que a interação mediada por computador amplia espaços para debates, pois possibilita a conversação “entre” sujeitos de forma não presencial, que trocam informações, cruzam dados e debatem opiniões gerando novos conflitos que através da auto criação resulta em alteração cognitiva. Mas para tanto, deve-se levar em conta o objetivo pelo qual interagimos com as máquinas, pois estas são ferramentas que nos permitem acessar uma série de conteúdos existentes e dialogar com várias pessoas, porém o diferencial será o que fazemos e como transformamos estas informações, se estas são capazes de despertar novas idéias ou simplesmente armazenar os conhecimentos transmitidos, tornando-se apenas uma relação entre usuário e a máquina, como aponta Bairon (1995, p.16), ou possibilita modificações recíprocas dos interagentes durante o processo, conforme o artigo de Alex Primo (2005).

2 comentários:

  1. Interagimos através do computador? Depende. No caso de cursos EaD, o computador é o MEIO de ligação entre tutor/aluno, e, é através dele que o conhecimento será gerado através da interação, entre colegas, professores e tutores.
    Assim, utilizamos o computador com a finalidade de estudar, porém, as comunicações que ocorrem devem ser valorizadas e, os tutores devem instigar o ensino dessa modalidade não presencial, o que, para muitos, é muito complicado estudar sem a presença física do educador. Mas, com os avanços que estão ocorrendo, precisamos aprender a estudar dessa forma, dependendo, mais de nós mesmos, de nossa dedicação! E o computador, por si só não gera conhecimento, mas a forma como utilizamos, as "trocas entre" é que geram esse novo conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o grande diferencial está no tipo de diálogo que será travado com a intermediação da máquina. Através de seu artigo, Alex Primo nos propõe dois grandes grupos de interação mediada por computador: a interação mútua e a interação reativa. Aplicadas ao contexto da sala de aula, a interação mútua atua como fator positivo, pois o que se pretende no ensino-aprendizagem é justamente possibilitar construções do saber, proporcionadas pelas problematizações geradas das relações entre os interagentes. Já a interação reativa coloca-se como uma construção pré-definida, onde as respostas são programadas e impossibilitam as modificações, o diálogo construtivo entre os interagentes. Portanto, tudo irá depender do objetivo que se quer alcançar.

    ResponderExcluir