quarta-feira, 19 de maio de 2010

BLOGS -Troca entre pares

Em busca por algo interessante deparei-me com este trabalho que gostaria de compartilhar com o grupo.

DIÁRIOS DA PRÁTICA DOCENTE EM BLOGS: ASPECTOS DA REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES
A reflexão partilhada sobre a prática docente em diários eletrônicos (blogs) foi objeto de pesquisa, buscando identificar formas de ocorrência, implicações com a web e com práticas docentes. A investigação qualitativa analisou blogs mantidos por professores,com dados coletados por observação participante, entrevistas por meio eletrônico e análise dos ambientes, visando capturar suas singularidades. Abordou-se os diários na perspectiva de que, no exercício da escrita e do registro, atuam como guia para investigação sobre problemas e concepções docentes na transformação da prática. Notou-se que os blogs não se constituem apenas como aparato técnico, mas como fenômeno social, em um processo criativo cheio de singularidades. Os professores demonstraram articular-se em grupos, colaborando na busca de soluções conjuntas, formando redes rumo à aprendizagem cooperativa e à inteligência coletiva. Todos os elementos indicados apontam que existem inquietações entre alguns professores, que os levam a procurar no ciberespaço ambientes para refletir com seus pares e buscar alternativas para construir novas educações.
Palavras-chave: reflexão docente; formação de professores; TIC; blogs; cibercultura.
Adriane Lizbehd Halmann – UFBA
Maria Helena Bonilla – UFBA
Agência Financiadora: CAPES

Trabalho na íntegra encontra-se no site da ANPEd- Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação;
http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT16-5866--Res.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário