domingo, 9 de maio de 2010

Renovar-se é preciso...

O artigo de Adriana Ferreira Boeira tratando sobre a utilização de blogs na educação, além de discutir sobre a utilização deste recurso ( ou seria estratégia?) na aprendizagem, coloca na pauta de discussões outro assunto relevante: a resistência de alguns professores em capacitar-se para o uso de NTics na educação.
Que fatores desencadeiam essa postura?
Seria a falta de incentivo à capacitação?
Falta de tempo hábil para que essa capacitação se processe?
O empedramento da capacidade de renovar-se?

São questões que gostaria de discutir nesse espaço...

6 comentários:

  1. É uma questão bastante importante, as tecnologias estão presentes em nosso dia-a-dia e não podemos negá-las. Porém, para que possamos levar esses recursos para sala de aula, é fundamental a capacitação para tal ação.
    Falta tempo? Sim. Mas, se desejarmos, conseguimos nos organizar e nos preparar melhor... Nesse sentido, não podemos generalizar, pois têm profissionais que estão procurando inovações, através de cursos de extensão, de pós-graduação, enfim, estão buscando, pois estão sentindo a necessidade de aprender mais e acabar com aquele "velho" receio ao novo...
    O tempo passa, estamos inovando... nada mais correto que a educação, a escola, os professores, acompanharem esses passos e seguí-los na busca de melhora da qualidade do ensino/aprendizagem de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. oi Carine!

    em todo meu periodo escolar não fui oportunizada em nenhhum momento para o simples uso do computador, tive acesso pela primeira vez a internet e ao pc com 17 anos! e tive que pagar para isso!
    tudo bem, a popularização de fato do pc, aconteceu acho que faz uns 5 anos e desde então faz parte de forma intensa da vida das pessoas ( direta e indiretamente). Quando vejo meus sobrinhos com apenas 5 e 10 anos de idade interagindo no pc de forma reativa, fico preocupada pois vejo que não está sendo usado o pc para contribuir de forma positiva nas suas vidas. outro dia meu sobrinho de 10 anos pediu 10 reais emprestado para pagar por uma arma virtual de um jogo on line!! sinceramente fiquei assustada e simplesmente aconselhei a não fazer esse tipo de investimento pois não haveria um bom retorno...
    mas me pergunto: como é lidado esse problema pela escola? existe uma preocupação?

    embora eu não frequente alguma escola como educadora, não vejo noticias , comentários de pais sobre o assunto...
    a questão do não uso da NTics provavelmente seja por ignorancia, por não saber o quanto é importante e como beneficiaria os educandos no processo educativo, de uma maneira que se aproximasse do universo destes.
    a verdade é que é mais facil ignorar do que se tornar responsável pelas próprias ações...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que existem muitos fatores que afastam os professores da informatização, entre eles os já citados e acrescento a falta de conscientização de que em tempos atuais, para ensinar é preciso aprender a aprender, questão esta que deveria ser mais discutida dentro das escolas, uma vez que percebo que alguns educadores não estão abertos ao novo por acharem que seus métodos tradicionais de ensino são eficazes e os alunos é que possuem problemas de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Os questionamentos são bastante pertinentes, acredito que os professores ainda enfrentam algumas dificuldades quanto ao uso das novas tecnologias, em função de que muitos ainda estão desatualizados quanto as novas tecnologias, não sabem trabalhar com as mesmas tanto no sentido tecnico como no sentido de organizar uma aula, um conteúdo para ser trabalhando usandos as TICs. Outro problema enfretado é a pouca acessibilidade da maioria doa alunos as TICs, muitos desconhecem ou não sabem usar as mesmas. Por isso acrdito ser necessário uma atualização tanto dos professores como dos alunos quantos as TICs, visto sua importância como facilitador do prcesso de ensino-apredizagem.

    ResponderExcluir
  5. gente, realmente é triste saber que muitos professores não se interessam em aplicar o uso da TICs em seu fazer pedágogico por pensarem que é algo de "outro mundo" . O que me espanta é ver professores universitários( formadores dos futuros educadores) não saberem sequer ver o seu email!mal saberem ligar um computador (isso que falo é verídico) então entramos em outra questão:
    criticamos os professores antigos por não acompanharem a contemporaneidade...mas os novos educadores, que estão saindo das universidades, será que estão preparados para esse desafio, o uso NTics na educação ?

    Elenise Xisto

    ResponderExcluir
  6. Acontece um problema de legitimação, um duelo de forças: Alguns "dinossauros", instituídos academicamente, simplesmente não aceitam a opinião de pessoas com menor trajetória e maior inserção nesse contexto. Não me refiro à idade, conheço um professor de 70 anos que lida muito bem com informática, no entanto, ainda há essa resistência na própria universidade.

    Que dizer então da sucateada rede de escolas públicas de educação básica? Aí entra em jogo o clássico paradigma da inclusão digital, em que o governo equipa as escolas com computadores pra fazer sua propaganda mas não investe em possibilidades de qualificação do docente. Nada mais natural que este, desvalorizado, desmotivado, com salário e direitos cada vez mais cortados e uma televisão alienante sugando sua cabeça, acabe sucumbindo à falta de coragem para enfrentar o desafio digital que se coloca em seu caminho...

    ResponderExcluir