É uma questão muito petinente que devemos levar em consideração em se tratando de uma ampliação constante em cursos EaD, dessa forma, para responder essa questão, o texto "Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação", de autoria de Rute Vera Maria Favero e Liane Margarida Rockenbach Tarouco é bastante esclarecedor.
Segue o link do artigo: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/6f_rute.pdf
Pensando em interações dentro de ambientes virtuais, poderíamos citar os fóruns, e-mail, os própios blogs, portfólios, diários, chats, enfim, diversas ferramentas assíncronas e síncronas que podem proporcionar interação. Entretanto, esses recursos não garantem a geração de conhecimento.
Para existir conhecimento, aprendizagens, é preciso que essa interação realmente seja uma "ação entre", conforme Primo* (2007) coloca em seu livro. Dessa forma, para haver interação, é preciso incentivar o aluno a participar, apenas dessa forma, o aprendizado poderá ocorrer.
Assim, é possível gerar conhecimento dentro de AVA (ambientes virtuais de aprendizagem) a partir de interações mantidas entre autores, e essas interações, devem gerar diálogo para assim, se tornar um ato de ensino aprendizagem que, por sua vez, constitui em um ato de comunicação.
A partir do texto, é possível constatar que, grande parcela dos alunos que participam de cursos EaD, conseguem aprovação devido à trocas entre colegas e tutores, mostrando que, é através do diálogo que se produz o conhecimento. E, dentro dos AVA é que existe um "espaço onde as pessoas colaboram entre si, gerando conhecimento, é um espaço social de comunicação, que possibilita a ocorrência de diálogo".
Para existir conhecimento, aprendizagens, é preciso que essa interação realmente seja uma "ação entre", conforme Primo* (2007) coloca em seu livro. Dessa forma, para haver interação, é preciso incentivar o aluno a participar, apenas dessa forma, o aprendizado poderá ocorrer.
Assim, é possível gerar conhecimento dentro de AVA (ambientes virtuais de aprendizagem) a partir de interações mantidas entre autores, e essas interações, devem gerar diálogo para assim, se tornar um ato de ensino aprendizagem que, por sua vez, constitui em um ato de comunicação.
A partir do texto, é possível constatar que, grande parcela dos alunos que participam de cursos EaD, conseguem aprovação devido à trocas entre colegas e tutores, mostrando que, é através do diálogo que se produz o conhecimento. E, dentro dos AVA é que existe um "espaço onde as pessoas colaboram entre si, gerando conhecimento, é um espaço social de comunicação, que possibilita a ocorrência de diálogo".
Dessa forma, quando um AVA permite interações entre os próprios educandos e entre educandos e educadores é possível que ocorra o diálogo. Por isso é que devemos valorizar e utilizar muito os espaços oferecidos para essas trocas, sejam de forma síncrona, como nos chats, mas também, em outros momentos, de forma assíncrona, geralmente em fóruns, mas sempre, com a mediação do professor/tutor.
* Livro já mencionado em postagens anteriores.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTori (in KENSKI)também faz uma pequena lista prática de procedimentos para fortalecer a interação comunicativa entre alunos e professores:
ResponderExcluir-substituição de aulas expositivas, com grande número de alunos, por material interativo
on-line, complementado por aulas presenciais, com menor carga horária e pequeno número de alunos, destinadas a atividades que envolvam discussões;
-gravação em vídeo de aulas magmas, sincronização com os respectivos slides de apresentação e disponiblização aos alunos, via servidor de video streaming;
-criação de fóruns de discussão por série, por área,por disciplina e por projeto;
-oferecimento de monitoria on-line aos alunos;
-oferecimento de laboratórios virtuais, que permitam aos alunos a realização de experiências preparatórias , reduzindo-se o tempo necessário para experimentações em laborátorios reais ou, em alguns casos, substituindo-se laboratórios que ocupam espaços físicos;
-apoio a projetos colaborativos, mesmo que realizados em sala de aula, por meio de recursos virtuais;
-oferecimento aos alunos de conta para acesso via internet a :área em disco virtual, conteúdos e laborátorios virtuais, fóruns de discussão, biblioteca virtual e outros recursos de apoio. ( Tori 2002)
pg.90
Além disso, no texto "Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação", de autoria de Rute Vera Maria Favero e Liane Margarida Rockenbach Tarouco,
enfatiza os espaços virtuais como lugares de colaboração coletiva que permitem a autonomia de todos envolvidos, espaço de contrução do conhecimento através do diálogo da cooperação, da equidade na relação, da geração de conhecimento, do incentivo, e da participação contínua.
KENSKI, vani Moreira.Educação e tecnologias: o novo ritmo da Informação. Campinas, SP:Papirus, 2007.
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/6f_rute.pdf
Elenise Xisto