quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quais estratégias devem ser adotadas para se conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes, através de ambientes ou ferramentas computacionais (síncronas e assíncronas), de forma a potencializar a construção do conhecimento?

É uma questão muito petinente que devemos levar em consideração em se tratando de uma ampliação constante em cursos EaD, dessa forma, para responder essa questão, o texto "Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação", de autoria de Rute Vera Maria Favero e Liane Margarida Rockenbach Tarouco é bastante esclarecedor.



     Pensando em interações dentro de ambientes virtuais, poderíamos citar os fóruns, e-mail, os própios blogs, portfólios, diários, chats, enfim, diversas ferramentas assíncronas e síncronas que podem proporcionar interação. Entretanto, esses recursos não garantem a geração de conhecimento.
      Para existir conhecimento, aprendizagens, é preciso que essa interação realmente seja uma "ação entre", conforme Primo* (2007) coloca em seu livro. Dessa forma, para haver interação, é preciso incentivar o aluno a participar, apenas dessa forma, o aprendizado poderá ocorrer.
      Assim, é possível gerar conhecimento dentro de AVA (ambientes virtuais de aprendizagem) a partir de interações mantidas entre autores, e essas interações, devem gerar diálogo para assim, se tornar um ato de ensino aprendizagem que, por sua vez, constitui em um ato de comunicação.
      A partir do texto, é possível constatar que, grande parcela dos alunos que participam de cursos EaD, conseguem aprovação devido à trocas entre colegas e tutores, mostrando que, é através do diálogo que se produz o conhecimento. E, dentro dos AVA é que existe um "espaço onde as pessoas colaboram entre si, gerando conhecimento, é um espaço social de comunicação, que possibilita a ocorrência de diálogo". 
    Dessa forma, quando um AVA permite interações entre os próprios educandos e entre educandos e educadores é possível que ocorra o diálogo. Por isso é que devemos valorizar e utilizar muito os espaços oferecidos para essas trocas, sejam de forma síncrona, como nos chats, mas também, em outros momentos, de forma assíncrona, geralmente em fóruns, mas sempre, com a mediação do professor/tutor.
 
* Livro já mencionado em postagens anteriores.

2 comentários:

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  2. Tori (in KENSKI)também faz uma pequena lista prática de procedimentos para fortalecer a interação comunicativa entre alunos e professores:

    -substituição de aulas expositivas, com grande número de alunos, por material interativo
    on-line, complementado por aulas presenciais, com menor carga horária e pequeno número de alunos, destinadas a atividades que envolvam discussões;

    -gravação em vídeo de aulas magmas, sincronização com os respectivos slides de apresentação e disponiblização aos alunos, via servidor de video streaming;

    -criação de fóruns de discussão por série, por área,por disciplina e por projeto;

    -oferecimento de monitoria on-line aos alunos;

    -oferecimento de laboratórios virtuais, que permitam aos alunos a realização de experiências preparatórias , reduzindo-se o tempo necessário para experimentações em laborátorios reais ou, em alguns casos, substituindo-se laboratórios que ocupam espaços físicos;

    -apoio a projetos colaborativos, mesmo que realizados em sala de aula, por meio de recursos virtuais;

    -oferecimento aos alunos de conta para acesso via internet a :área em disco virtual, conteúdos e laborátorios virtuais, fóruns de discussão, biblioteca virtual e outros recursos de apoio. ( Tori 2002)
    pg.90


    Além disso, no texto "Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação", de autoria de Rute Vera Maria Favero e Liane Margarida Rockenbach Tarouco,
    enfatiza os espaços virtuais como lugares de colaboração coletiva que permitem a autonomia de todos envolvidos, espaço de contrução do conhecimento através do diálogo da cooperação, da equidade na relação, da geração de conhecimento, do incentivo, e da participação contínua.

    KENSKI, vani Moreira.Educação e tecnologias: o novo ritmo da Informação. Campinas, SP:Papirus, 2007.

    http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/6f_rute.pdf

    Elenise Xisto

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